BLOG

Como aumentar o tráfego orgânico?

Publicado em 30/11/2017

Aumentar o tráfego orgânico para os seus espaços virtuais é muito importante. É isso que garante que você terá mais seguidores e, consequentemente, um número maior de conversões. 

Claro que existem outras formas de marketing digital, mas essa é uma das mais importantes, tendo em vista que inclusive não custa muito, ou nada em alguns casos. 

Sendo assim, a seguir vamos falar um pouco mais sobre como você pode aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog de maneira prática, no caso seguindo 4 passos muito simples! Vem descobrir! 

4 dicas para aumentar o tráfego orgânico bem acessíveis 

1 – Tente conhecer melhor seu público alvo 

São as palavras-chave que você usa no seu conteúdo que fazem aumentar o tráfego orgânico dos seus sites e dos seus blogs. Isso precisa ser colocado de maneira bem clara! Se você não usar palavras-chave que chamem aqueles que se interessam pelo seu nicho de atuação dificilmente conseguirá êxito no que deseja! 

Sendo assim, é primordial que você tente entender ao máximo quem pode se interessar pelos seus produtos e serviços. Isso vai te ajudar em vários setores do seu negócio, não apenas para fazer com que seu tráfego orgânico cresça. 

Como conhecer? Simples! Fazendo perguntas para quem te segue, efetuando pesquisas, questionários e por aí vai. Também vale a pena jogar nos buscadores expressões que possam chamar a atenção dessa gente, e ver se elas funcionam como boas palavras-chave em posts de teste. Desse modo você vai entendendo quem é o seu consumidor em potencial e que palavras-chave fazem sentido para ele! 

2 – Crie um conteúdo de qualidade 

Ofereça para o seu público alvo conteúdo relevante do seu meio de atuação. Pense em problemas e necessidades que eles têm e transforme isso em textos, em vídeos para os seus espaços virtuais. 

Mostre que pode apresentar soluções para aquilo que os incomoda sem grande dificuldade e não deixe de provar sempre que entende muito desse tema! Além disso, lembre-se de sempre ter em mente que é importante desenvolver a sua autoridade mediante esse grupo, do seguinte modo: ele simplifica as nossas vidas com as suas dicas, imagine então o que seus produtos e serviços são capazes de fazer? 

3 – Otimize todo o seu conteúdo 

A otimização é a forma mais eficiente para aumentar o tráfego orgânico, sem sombra de dúvidas. A questão é que a maioria dos empreendedores desconhece essa prática e pouco entende sobre seu funcionamento, mas aí vão algumas orientações simples, que você pode aplicar sem grande dificuldade: 

  • Capriche no seu título! Faça ele ser bem chamativo, como as manchetes das revistas; 
  • A sua URL deve ser amigável, então faça com que ela tenha o título do seu post e não códigos que não tem lógica; 
  • A sua palavra-chave deve ser negritada sempre que aparecer no seu texto; 
  • Use imagens dentro do conteúdo, intercalando com as partes escritas; 
  • Divida seu conteúdo em subtítulos variados; 

Além disso, também é importante que todo texto tenha uma chamada para ação no seu final, que estimule o leitor a tomar uma atitude que seja favorável ao seu empreendimento, seja ela qual for! 

Também vale apontar que existem formas de simplificar o seu trabalho quando o assunto é otimização. Por exemplo, se você tem um blog no WordPress pode usar o plug-in do SEO YOAST e com ele vai ser bem mais fácil otimizar o seu texto e ver se ele está configurado de uma maneira que vai atrair os consumidores de fato, ou não! 

4 – Se esforce para aumentar o alcance 

Explore as redes sociais para anunciar o seu conteúdo nos blogs e sites. Informe que tem novidade várias vezes, incansavelmente. Talvez 7 seja um número bom de posts que você pode fazer para aumentar o seu alcance nesse sentido!  

Além disso, também é importante apostar nos vídeos de marketing, para que você consiga ter outra forma de se comunicar e de aparecer para o seu público alvo, independentemente de qual ele seja! 

Como dá para perceber aumentar o tráfego orgânico é um desafio constante para o empreendedor virtual, mas você pode alcançar esse objetivo empregando com muita consciência as dicas que nós demos aqui! Não deixe de emprega-las, porque todas valem muito a pena!