BLOG

Como Escolher um Escritório de Contabilidade

Publicado em 31/01/2018
Escolher um escritório de contabilidade

Escolher um escritório de contabilidade para auxiliar sua empresa parece ser uma tarefa fácil, mas não é! Uma grande maioria comete um erro primário, no momento da escolha, colocando como principal critério o preço, ou seja, quem cobrar o menos já ganha pontos na hora da escolha. Tudo bem gostar de economizar, mas escolher um serviço apenas por preço baixo pode custar bem caro no final das contas.

Contratar um serviço não é como comprar um produto. Na escolha do produto os critérios de comparação são mais visíveis e palpáveis. Tem como olhar todas as características antes da compra, sua composição, a embalagem, fazer alguns testes de qualidade e talvez até experimentar o sabor se for comestível. No entanto, contratar um serviço de contabilidade é mais subjetivo, não tem como testar antes para saber se realmente você ficará satisfeito.

Óbvio que o prestador do serviço vai enfatizar que seus serviços possuem qualidade, mas como mensurar a qualidade antes da contratação?! Bem, vamos listar alguns pontos para facilitar no momento da escolha do escritório de contabilidade ideal para sua empresa.

6 Critérios para escolha de um Escritório de Contabilidade

Conheça o local onde o escritório está instalado.

Ao visitar o local verifique se está bem organizado, se os móveis estão limpos, se os equipamentos são compatíveis para prestação do serviço. Ter um ambiente organizado, limpo, com bons equipamentos, demonstra que o contador se preocupa em ter um ambiente profissional adequado para executar os seus serviços. Como também, mostra zelo pela própria empresa.

Procure Referências do Escritório e do Contador.

A melhor forma de conhecer um profissional é buscando informações com outras pessoas que já contrataram os serviços dele. Agora tenha atenção, não basta ouvir indicações de qualquer um, procure informações de pessoas confiáveis ou de outros profissionais que você conheça que possam indicar os serviços do escritório contábil ou do contador.

Verifique se o contador está habilitado para exercer a profissão.

 Não se deixe enganar por qualquer um, ou por conversas bonitas. Certifique-se que o contador que você deseja contratar está habilitado juntamente ao órgão competente para exercer suas funções e se as informações estão  atualizadas, devendo o mesmo possuir o CRC, Certificado de Registro do Contador.

Observe se o Contador está Atualizado.

Como assim atualizado?!

Atualizado significa está a par de informações novas e legislações vigentes. Significa que o contador busca ficar antenado para cumprir suas obrigações conforme a legislação atual ordena. A desatualização pode acarretar em processos antigos e fora da lei, que certamente podem causar prejuízos para empresa contratante.

Desconfie de Preço Baixo.

Agora se pergunte como um profissional contábil pode ter uma estrutura moderna, equipamentos novos, ser atualizado e cobrar um Preço Baixo?!

A competição faz parte do mercado de negócios e não é diferente no meio contábil. Isso faz com que muitos profissionais reduzam significativamente suas margens de lucro, baixando os preços dos serviços contábeis para atingir uma maior carteira de clientes, e no entanto não entregam um serviço adequado. Com isso, ocorre uma certa desvalorização dos serviços do contador por associação de algumas imagens negativas.

  • 1 “Imagem”: O contador só serve para gerar os impostos e a folha de pagamento dos funcionários. Pagar imposto não é a atividade preferida das empresas, dessa forma acontece uma associação de uma imagem negativa do imposto, que é uma obrigação exigida pelo governo, com a figura do contador
  • 2 “Imagem”: Contador bom cobra barato. Sabe aquela famosa expressão que o barato pode sair caro?! Pois é, acontece e muito nessa situação. O problema acontece porque o contratante enxerga uma vantagem de preço baixo a curto prazo, mas não analisa se os serviços estão sendo feitos corretamente. Como falamos antes, ter uma boa estrutura, equipamentos modernos, e se manter atualizado, entre outros fatores, exige um custo alto para o contador. Não é um custo único, são investimentos constantes que o um bom profissional contábil deve fazer. São aspectos que influenciam diretamente na qualidade do serviço, e um serviço mal feito pode gerar prejuízos para empresa.

Procure escritório de contabilidade especializado na sua área de negócio.

A especialização faz com que o contador conheça particularidades que acometem sua atividade de negócio. Isso é muito vantajoso para resolução de problemas, como também em estabelecer estratégias competitivas que visam maximizar os resultados da sua empresa.

Não basta usar apenas um critério para escolher os serviços de um escritório de contabilidade, o conjunto ajuda a fazer uma escolha mais acertada, evitando prejuízos para sua empresa. Tenha preferência por um escritório que trará maiores vantagens para sua empresa não somente a curto prazo mas também a longo prazo.

A Evolute Contabilidade é um escritório que presta serviços contábeis com o objetivo de ajudar as empresas a crescerem e potencializar seus resultados. Com foco nas áreas do mercado digital, Startups e MEI – Microempreendedor Individual, buscamos sempre nos qualificar e nos especializar para melhor atender nossos clientes.

Mas e você, está contente com os serviços ofertados para sua empresa?!

O conteúdo lhe ajudou? Compartilhe para que possa ajudar ainda mais pessoas.

Por: Evolute Contabilidade