BLOG

Como montar um negócio digital do zero?

Publicado em 30/11/2017

Montar um negócio digital do zero é um desafio sim, mas o tipo de desafio que vemos cada vez mais pessoas querendo abraçar. Seja porque querem se livrar de suas carreiras formais, seja porque desejam passar mais tempo com a família, seja por falta de perspectiva cresce o interesse pelos empreendimentos virtuais na internet. 

O fato é que é muito difícil conseguir se destacar nesse meio cada vez mais lotado e o pior: é mais complicado ainda dar os primeiros passos quando você entende pouco sobre o tema. 

Sendo assim, nós decidimos criar esse texto para te mostrar como montar um negócio digital do zero! São dicas que vão facilitar esse início de caminhada que sempre é tão complexo para todos! Vem conferir e aprender mais! 

Dicas para montar um negócio digital do zero 

1 – Defina o seu nicho de atuação 

Tudo começa pela definição do nicho! Não dá para montar um negócio digital do zero se você não fizer ideia de qual frente prefere abraçar! Nesse momento é sempre melhor você preferir aquele mercado que te gera interesse, porque no final você precisará desenvolver conteúdo sobre e terá que ficar falando sempre desses assuntos… Fica bem mais difícil se você não curtir! 

Os mais rentáveis hoje com certeza são os nichos de emagrecimento, de internet marketing, de finanças e de relacionamentos, mas existem outros, claro! É questão de procurar! 

2 – Pense em que tipo de negócio você gostaria de ter 

É necessário refletir sobre isso de forma muito firme. Você prefere ter um blog para engajar patrocinadores que atuem no seu nicho e para vender anúncios? Você gostaria de ser um afiliado, ou quem sabe um infoprodutor? Talvez ter uma loja virtual? Seja como for, isso precisa ser pensado e escolhido nesse momento! 

Vale dizer que é importante que você pense nas suas aptidões e capacidades, e que você veja o que curte mais, o que te deixaria mais animado de fazer, porque sua motivação é fundamental nesse jogo! 

3 – Escolha o domínio do seu site 

Se o seu negócio é virtual ele vai precisar de um site, e um site precisa de um nome. Para ter um nome é preciso registra-lo, e várias empresas oferecem esse serviço por mensalidades pequenas, que normalmente duram todo um ano! 

4 – Desenvolva uma página de captura de e-mail 

É importante que você conte com vários contatos, para começar a divulgar o seu empreendimento virtual. Isso pode ser feito durante o processo de montar um negócio digital do zero 

Como é feito? Simples! Você deve criar uma página de captura, que terá o seu contato, o propósito do seu negócio e uma isca virtual. Para tê-la o seu público não vai pagar dinheiro, mas vai entregar o próprio contato! 

5 – Tenha um serviço de e-mail marketing 

Com esse tipo de serviço você consegue enviar campanhas para os seus seguidores, além de poder também integrar com as suas redes sociais e o melhor: tudo isso tendo a capacidade de analisar os resultados em tempo real! 

Também será necessário criar sequências de e-mails, e é interessante que esses conteúdos sejam variáveis e atendam às demandas. 

6 – Busque atrair tráfego para os seus espaços virtuais 

Isso pode ser feito de várias formas. Pode ser desenvolvido com criação de conteúdo que seja otimizado, afim de fazer com que seu público te encontre nos buscadores. 

Pode ser feito também através de anúncios nas redes sociais, como o Instagram ou o Facebook. Também é possível pagar anúncios para aparecer em resultados de buscas através do Google AdWords, por exemplo. 

Você também pode usar de outras estratégias, como fazer vídeos e publicar em meios de massa, como os canais do Youtube, afim de que eles viralizem e chamem mais pessoas para as suas áreas de atuação! São muitas as possibilidades e é importante identifica-las e aproveita-las! 

Montar um negócio digital do zero pede da gente muito mais do que paciência, foco e resiliência, mas também exige que entendamos minimamente do assunto e nos esforcemos para seguir caminhos já bem-sucedidos. Com essas dicas que demos aqui vai ficar mais fácil se desenvolver nesse sentido e se tornar um grande empreendedor virtual, se esse é o seu desejo!