BLOG

Planejamento Tributário para Startups

Publicado em 27/02/2018
A importância do planejamento tributário para startups

Se você é dono de uma startup, você já deve ter pensado nas possibilidades de fazer um planejamento tributário para a sua empresa, não é mesmo?

Não?

Bom…

Não se preocupe então…

Por essa razão, trouxemos o post de hoje, com o intuito de te mostrar porque é importante fazer um planejamento tributário para a sua empresa.

Vamos lá?

O que são empresas startups?

            Empresas startups são aquelas que se encontram em fase inicial de desenvolvimento de serviços e produtos que operam em ambiente de grande incerteza.

Além disso, essas empresas possuem um número baixo de funcionários e capital.

Apesar da incerteza, essas empresas têm grandes chances de ganhar um grande número de pessoas que queiram o seu produto rapidamente.

O que é planejamento tributário?

De maneira geral, o planejamento tributário é um sistema legal que tem o objetivo de diminuir o pagamento dos tributos, gerando dessa forma uma economia para empresa.

Dessa forma, ocorre um planejamento para adequar a empresa ao melhor perfil tributário, com o objetivo principal de reduzir a carga tributária da empresa, evitando que o excesso dos tributos gerem impactos negativos.

 

A importância do planejamento tributário para startups

 

Qual o problema da alta carga tributária?

            O grande problema é que quando o planejamento tributário não é feito, a expectativa de vida das empresas é afetada, além  de estarem obrigadas a pagar seus tributos de acordo ao regime tributário erroneamente escolhido durante todo o ano corrente, já que a mudança de regime só poderá ser feita no início do ano seguinte.

No caso das Startups, que são empresas imersas em um ambiente de altos riscos e incertezas, o planejamento tributário pode ser decisivo para continuidade da empresa.

 

Qual a importância do planejamento tributário nas empresas startups?

            O planejamento tributário é o que garante que as empresas startups tenha um melhor resultado econômico e financeiro, além de favorecer a sobrevivência da empresa.

Isso acontece porque a boa gestão dos tributos garante que a empresa não terá gastos desnecessários, sendo esse fator crucial na fase inicial das startups. São várias fases que a startup passa até realmente ter receitas expressivas, dessa forma o controle de gastos,custos e despesas são fundamentais para boa gestão do negócio.

Por isso, o primeiro passo é entender quais tributos serão cobrados na sua empresa de acordo com a estrutura, número de funcionários e linha de produção.

O planejamento tributário deixa de ser apenas uma questão fiscal, passando a ser utilizada como uma estratégia fiscal,envolvendo tudo sobre a empresa, conhecendo, analisando cada orçamento e novas propostas, e verificando como todas as partes se encaixam para o bom funcionamento do negócio.

Além disso o planejamento tributário pode ajudar a entender qual a melhor forma de distribuição dos lucros da empresa, com a intenção de diminuir as tributos que incidem sobre os rendimentos.

Uma empresa startup deve buscar o auxilio de um contador ou uma contabilidade especializada para startup, para realizar o planejamento tributário, encontrando o melhor modelo para funconamento de acordo com a sua estrutura, isso quer dizer que tributos cobrados serão condizentes com o momento financeiro no qual a empresa está inserida.

O planejamento tributário também oferece adiamento para o pagamento de tributos sem que gere multas em cima do valor. As empresas usam muito esse tipo de benefício quando a empresa está numa situação ruim de capital.

 

A importância do planejamento tributário para startups

 

Conclusão

            O planejamento tributário é o que pode oferecer oportunidades de empresas startups se desenvolverem no mercado e principalmente aumentar suas chances de sobrevivência, afinal pagar menos tributos beneficia o resultado econômico-financeiro da empresa, deixa o preço final do produto/serviço competitivo, além de trazer economias no bolso do cliente.

Se você ainda trabalha sem o auxilio de um contador, e ainda pior sem um planejamento tributário condizente a sua realidade, este é o momento de procurar por ajuda!

O conteúdo lhe ajudou? Compartilhe para que possa ajudar ainda mais pessoas.

 

Por: Evolute Contabilidade